segunda-feira, 4 de maio de 2009

Correr em direcção aos nossos objectivos!

Hoje de manhã enquanto dava a minha corridinha matinal, no meu ritmo normal, passa por mim um senhor com os seus 60 anos com um ritmo alucinante, claro que aproveitei a dica para aumentar a velocidade....a verdade é que não consegui apanha-lo! Das duas uma, ou eu estou mesmo em baixo de forma ou o senhor estava numa forma brutal!!! Que objectivo determinou este senhor? Que compromisso ele assumiu e com quem?! Fez-me lembrar uma história que vou partilhar com vocês.

É incrível o que podemos fazer se os nossos objectivos estiverem associados ao nosso propósito de vida. Se estivermos totalmente focados naquilo que queremos atingir. Se a meta que traçamos para nós for clara, se a nossa energia for canalizada no sentido que queremos.

Os nossos “limites” somos nós que os criamos, as crenças que temos são a nossa realidade. O nosso cérebro prega-nos imensas partidas, temos imensas desculpas e racionalizações preparadas para todas as situações. Eu tenho uma muito gira quando estou a correr que é: “vou só correr até ali porque já está a ficar tarde, depois não tenho tempo para as outras coisas” a estratégia que arranjei para esta racionalização foi.... ir correr mais cedo! (a desculpa anterior já não cola) É claro que facilmente arranjamos outras, somos mestres nestas desculpas internas. Acho que todos temos um mestrado nesta matéria das desculpas internas e alguns nas externas, mas isto fica para outra altura.

Uma forma de as combater é ter compromissos e objectivos definidos de forma clara, com o retorno que deles advêm uma vez atingidos, igualmente claros. Como nos vamos motivar se não sabemos o que vamos receber em troca do esforço?! Vejam o vídeo, acham que o Sr. Hoyt não tem bem claro o seu objectivo e o seu propósito de vida? Duvido que conseguisse fazer o que faz se isto não estive claro para ele. É incrivelmente emocionante e inspiradora a história.

Dá que pensar, serão os nosso limites estes que temos neste momento, será que podemos fazer muito mais e ser pessoas melhores em todas as áreas da nossa vida?! Será que conseguimos correr mais 5 klm quando pensamos que já não conseguimos mais? Utilizamos todo o nosso potencial a toda a hora?!

(utilizo aqui a metáfora da corrida pois é só aqui que isto se aplica,;) se vocês não correm este post não vos vai servir de nada....se for esta a vossa crença, é claro;)

1 comentário:

  1. E hoje começo a correr com muito afinco para atingir os novos objectivos da minha vida, neste caso falo um bocado da parte profissional.
    Nova empresa, novo escritório, novo futuro e com muito para correr... Mas com uma vontade danada de levar isto a bom porto...
    Por isso vou fazer uma maratona bem potente e desafiante de correr ;)

    ResponderEliminar